SFRUA

Sessão solene comemorativa do 140º aniversário

A Sociedade Filarmónica Recreio União Alhosvedrense comemorou o 140 Aniversário com uma Sessão Solene, no dia 17 de Julho, no pavilhão desportivo da Colectividade.
O presidente da Assembleia Geral da “Velhinha”, Carlos Almeida, começou por dar a novidade de terem encontrado na colectividade uma pauta muito antiga (uma pauta de maestro) com o hino da SFRUA, que o maestro da Sociedade Filarmónica União Seixalense transformou numa pauta para diversos instrumentos, de seguida, o hino foi tocado e ouvido com muita emoção.

O presidente da Associação Distrital de Ginástica realçou o trabalho desenvolvida pela SFRUA na modalidade de ginástica, tendo salientado a’performance’ alcançada pelo seu atleta Tiago Fatia que este ano alcançou o 6º lugar na Taça do Mundo e está em 8º lugar no ranking mundial, bem como os resultados obtidos pela colectividade em trampolins.

O Presidente da Direcção da SFRUA, referiu-se à importância destas sessões solenes, que servem para vincar a existência da Colectividade, “uma colectividade com vida e, felizmente, saudável”, acentuou. Cândido Pereira evocou os muitos e muitos sócios e dirigentes, “que ao longo destes 140 anos, ergueram esta casa e fizeram dela o que é hoje, com instalações próprias e muita actividade”.

Cândido Pereira fez notar que “apesar de se viverem tempos difíceis, também no associativismo, pois, agora, as pessoas têm outras motivações e afastam-se das colectividades, dificultando, inclusive, a formação de listas para os órgãos sociais, no entanto, a SFRUA sobrevive, tem actividade e continua a levar o nome de Alhos Vedros e do concelho a vários pontos do país, através das suas modalidades desportivas”.

A nível do concelho, o presidente da ‘Velhinha’, lembrou a projecção que o Carnaval de Alhos Vedros, organizado pela SFRUA, já alcançou; salientou o ressurgimento das Marchas Populares; e deu valor a pequenas coisas que têm a ver com as raízes associativas, como é o caso da restauração do hino da colectividade, resultante de uma busca persistente e do empenhamento posto nessa acção.

Na homenagem aos sócios com 50 e 25 anos de filiação, o presidente da Direcção realçou e agradeceu a fidelidade destes e de outros associados que, durante tantos anos, se têm mantido ligados à Colectividade.

A Governadora Civil do Distrito de Setúbal enviou à Assembleia uma mensagem em que reafirmou a sua disponibilidade para a consecução dos objectivos sociais, culturais e desportivos, numa dinâmica de afirmação do território. “Sejamos pois, todos em conjunto, capazes de construir um futuro melhor”, disse.

Fernanda Gaspar, presidente da Junta de Freguesia de Alhos Vedros, destacou a identidade que a população de Alhos Vedros sente em relação a esta casa. Ao longo destes 140 anos, sócios e dirigentes da colectividade souberam sempre adaptá-la, transformando-a no que é hoje, com melhores condições e qualidade de vida para os seus associados. Fernanda Gaspar referiu-se ainda ao grande número e qualidade das actividades desportivas da SFRUA, às Marchas Populares, e ao Corso de Carnaval que, todos os anos, traz milhares de pessoas a Alhos Vedros. A presidente da Junta de Freguesia ofereceu um significativo quadro com a fotografia da sede da colectividade, anterior à última ampliação.

O vice-presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia, disse que com os seus 140 anos, a ‘Velhinha’ marcou e marca a memória de várias gerações de alhosvedrenses, com uma história brilhante e incontornável, que fortalece o amor a esta casa. Este percurso, difícil, por vezes contra os poderes instituídos, venceu todas as vicissitudes e faz desta colectividade um símbolo da cultura popular e da resistência à opressão. Em nome da Câmara, Rui Garcia ofereceu um salva de prata à colectividade aniversariante.

 

Texto e foto: Jornal O Rio

Publicações por Área